Histórico

Bem-vindo ao La Font Vineuse Hotel & Spa, que tem disponíveis quartos com jacuzzi privado, hammam, Spa, e uma piscina interior aquecida. O nosso magnífico edifício, outrora uma fábrica de engarrafamento de água natural gaseificada, foi recentemente renovado, ficando com um aspeto moderno e estético, conservando contudo o seu encanto industrial e antigo.
Esta é a nossa história… No século passado, a fonte “Font Vineuse” de Saint-Pierre d’Argençon era conhecida como uma “Maravilha de Dauphiné”. O nosso estabelecimento foi, em tempos, uma fonte de água natural mineral gaseificada e era considerada por alguns historiadores como uma das “7 maravilha de Dauphiné”. Hoje, totalmente renovada, é uma nova maravilha para o seu prazer.
“A fonte de água de Font-Vineuse é um tipo de água mineral específico útil para combater a febre, os problemas de estômago e o reumatismo. Obtém o seu sabor ligeiramente acidulado ao passar sobre leitos de materiais ferruginosos. A que partilha com todas as fontes do seu tipo, que nem a eleva às honras do vinho de Surene e Brie”, disse Salgues em 1811.
Em 1731, M. Lancelot acrescentou que Ovid atribuiu a mesma qualidade ao rio Linceste na Macedónia e à ilha de Naxos, enquanto que o Barão de Ladoucette escreveu: “Diz-se que, perto de Saint-Pierre-d’Argencon, o senhor do lugar havia erigido uma capela perto desta fonte onde aqueles que haviam sido milagrosamente vieram dar as graças.” No século passado, a fonte “Font Vineuse” de Saint-Pierre d’Argençon era um grande sucesso como uma “Maravilha de Dauphiné”.
“Esta fonte de água mineral, agora o La Font Vineuse Hotel & Spa, era famosa no início do século passado e foi reconhecida, pelos historiadores, como uma das “7 Maravilhas de Dauphiné”. As 7 Maravilhas de Dauphiné eram um conjunto de locais piturescos da região (Isère em particular), semelhantes às famosas “Maravilhas do Mundo”. No ápice do seu período de produção (1910/1912), a fábrica de água gaseificada funcionou durante todo o ano, produzindo 1800 litros por hora, com uma produção anual de 13 milhões de litros. O processo na quela época consistia em reutilizar garrafas––lavar com água filtrada, voltar a engarrafar, selar, e tornar a distribuir.
Situado na D993 entre a vila de La Beaume e Saint-Pierre d’Argençon, o La Font Vineuse é, nos dias de hoje, um amplo edifício que foi convertido num Hotel & Spa de charme. Aqui ainda flui a famosa água mineral, mas agora apenas para prazer dos nossos visitantes, que podem apreciá-la através de uma torneira.
O La Font Vineuse é também referido num conto mitológico. Reza a história que o deus Baco o transformou numa fonte vinosa no momento em que pensava ter conquistado o amor da ninfa Anorrhoe.
Não hesite em contactar-nos para solicitar quaisquer informações adicionais ou para fazer algum pedido especial, por e-mail: info@la-font-vineuse.com, ou por telefone: +33 6 79 14 51 85

3 + 4 =

Logo La Font Vineuse Hotel & Spa

Lar | Casa | Quartos | Spa | Atividades | Oferta | Reservar On-line | Acesso | Contacto